Oi pessoal! Agora é pra valer! Nosso blog está no ar pra você curtir, comentar, compartilhar,elogiar... A única condição para você fazer parte dele é ler. O título Ler e gostar... é só começar! foi escolhido com a intenção de fazê-lo acreditar(como eu acredito!) que é possível gostar de ler, ler com prazer...basta ter a boa vontade de aprender! Espero todos vocês e... aproveitem!

sábado, 17 de novembro de 2012

Carta Aberta aos Jovens do CEF 07


                                                 POR UMA VIDA SEM DROGAS
CARTA ABERTA AOS JOVENS DO CEF 07
                                   Bem, creio que sei lidar melhor com as palavras quando escrevo. A fala, esta se repete no dia a dia de sala de aula, e de tão gasta já não surte o mesmo efeito. Cecília Meireles diz num poema que “há pessoas que nos falam/ e nem as escutamos”. Acho que isso bem se aplica aos professores e aos pais.
                                   Esta é uma carta com muitos destinatários - jovens estudantes do CEF 07 - e um só objetivo: dizer que a sua escola se preocupa muito com vocês! O VI Encontro de Jovens do CEF 07 foi realizado a partir da constatação do SOE (sempre de olhos, ouvidos e coração abertos) de que há muitos casos de uso de drogas entre os nossos adolescentes. E é preciso que saibam que estamos aqui não é “pra pagá sapo não, véi!”, como bem frisou o comediante-palestrante Totó. É a nossa responsabilidade social falando mais alto.
                                   Não posso, pois, deixar de registrar a presença marcante, nesse encontro, do palestrante Washington cujo depoimento pessoal e verdadeiro silenciou a plateia, repleta de adolescentes, e, com certeza, comoveu a muitos deles. “Eu estou aqui hoje porque acredito em vocês. Seus professores estão aqui porque se preocupam com vocês”, disse ele. E deu, em seguida, seu testemunho corajoso de envolvimento com as drogas, falou também do milagre do seu renascimento, graças à fé da sua mãe que, segundo ele, investiu o equivalente a R$ 25,00, dinheiro da conta do telefone, num retiro da igreja dela. Não, não foi nada fácil. O que realmente tem valor não é alcançado facilmente. Exige esforço, renúncia, perseverança. “É preciso coragem/ Jovem, coragem!” como diz a canção.
                                   Também não poderia esquecer (não esqueceremos) o comediante-palestrante Totó, que entrou em cena com seus muitos personagens, cheios de trejeitos engraçados e falas peculiares: a Luana, que engravida num relacionamento fugaz com o inconsequente Rabo Grosso; o Rabinho, fruto dessa relação desastrosa, que sofre as consequências disso (abandono, más influências do meio social no qual foi jogado...); a fala emocionada do avô de Rabinho, pai de Luana... Foi o teatro da verdade que vivenciamos. Quanta informação numa encenação! As estatísticas de jovens mortos só este ano (mais de 200), vítimas da violência e do uso de drogas, a crítica ao mundo do modismo e do consumismo; até a virgindade leiloada via internet, sim, os assuntos banais ou polêmicos vieram à tona. Entrou também em cena a voz inconfundível de dois dos nossos políticos inesquecíveis: Roriz e Lula. “Como nunca se viu antes na história desse País.” Nem na história desta escola, imagino.
                                   Registro, por fim, a carta (que motivou esta), lida com emoção e graça pela boneca Lili, vivida pela professora Guta. O tema, claro, a droga. A droga personificada dizia o que é capaz de fazer com o seu corpo em pouco tempo. E é no tempo que quero me deter para finalizar. O tempo, diz um poeta, “não para no porto/ não apita na curva/ não espera ninguém...” Nós é que esperamos ou perdemos tempo demais sem saber o que fazer, nem para onde ir. Por isso, jovens, não percam tempo com as drogas. Ganhem mais com a vida!
                                                                                                                      Carinhosamente,
                                                                                                                      Professora Cleide